quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Splendor Solis de Trismosin

SATURNO

Saturno, no lado de cima simboliza o lado restritivo da vida. Ele é o pórtico da morte (esquerda) pela qual entra a matéria bruta (a terra à direita). Ele, o princípio sólido, segura também o caduceu de mercúrio, principio volátil. Isto indica que nesta etapa os princípios opostos cooperam entre si. "Reconstrói o dragão morto com sangue para que ele reviva"


JÚPITER

Depois das restrições saturninas, Júpiter promete felicidade e bem-estar. Os seus filhos são os altos dignitários da sociedade. A luta das aves, cuja penugem tem as três cores da obra, indica que a substância dentro da retorta se encontra agora num estado transitório de ebulição. "Progride-se através da busca e descoberta"


MARTE

A matéria foi agora sublimada três vezes, como sugere o número de cabeças da ave, e encontra-se num estádio gaseiforme. Aproxima-se o bélico Marte. O seu atributo, o gládio, e as lanças dos guerreiros são símbolos do fogo, agora intensificado para condensar a matéria e 'separar o puro do impuro e , desse modo, renovar o elixir'. "Os corpos libertos são reconduzidos ao verdadeiro espírito".


SOL

O sol é o regente do signo zodiacal do Leão, ao qual, segundo a inscrição na base do pedestal, deve ser atirada a matéria como forragem. As asas verdes do monstro, na versão original de Glockendon, confirmam a tese de Hartlaub de que se trata aqui de uma representação do vitríolo verde, um ácido sulfuroso fortemente corrosivo, conhecido sob o nome código de 'leão verde'. "Dai ao dragão vivo o leão feroz para que o devore".


VÊNUS

O surgimento de Vênus no céu traz consigo uma voluptuosa alegri; torna-se visível um magnífico jogo de cores, ao que se dá o nome de 'Cauda de Pavão'. Diz Basilio Valentin que esta aparição, tal como um arco-iris, indica 'que a matéria ira em breve passar do estado úmido ao seco'. "A conclusão está iminente"


MERCÚRIO

Mercúrio puxado por dois galos, os arautos da aurora. A donzela pura que encarna a fase do Albedo é também portadora de uma mensagem feliz. Ainda dominada pela Lua e pela noite, traz consigo o embrião do filo do Sol. Como diz Pernety: a matéria atingiu agora um tal grau de densidade que não há nenhum fogo capaz de destruir. "Nasceu o filho, ele é maior do que eu".


LUA

A Lua, que rege todo o que é úmido, envolve o rei imaculado num manto de púrpura: a tintura vermelha, o remédio universal, que cura todas as enfermidades. 'Cessa aqui a labuta do obreiro'. Chega-se a um ponto que suprime a passagem do tempo. O poder dos demônios planetários é deste modo aniquilado. "Agora a morte foi suprimida e o nosso filho rege com o seu rubor".


Extraído do livro: 'O Museu Hermético - Alquimia e Misticismo'

Nenhum comentário:

Postar um comentário