quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Mandalas alquímicas

O caminho misterioso e enigmático utilizado na representação dos emblemas alquímicos foram sempre fontes de mistérios. Alguns alegam de serem de caráter oculto necessariamente para assegurar o conhecimento destas forças ingentes não caíssem em mãos enganosas.

No entanto, a escuridão dos emblemas alquímicos se deve também a sua natureza de desafio para aqueles que, pela sua natureza heróica, tentam 'conhecer o interior', encontrando nas suas gravuras um caminho, repleto de maravilhas, para penetrar no coração da matéria.

É que os alquimistas, através de suas imagens, expressaram, de uma forma engenhosa e muito bela, coisas impossíveis de serem transmitidas pela escrita.

Esta linguagem pictórica, em que absolutamente todos os detalhes possuem um significado específico, exerce uma profunda fascinação sobre o observador sensível, fascinação independente da sua compreensão.

Se se contemplam profundamente estas imagens, ou seja, sem tentar raciocinar a sua arte e beleza, se comprovará que muitas vezes correspondem a uma dimensão atemporal que se encontra no nosso interior mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário