quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A árvore dos filósofos

Este é um gravado das séries de ilustrações de Basilius Valentine sobre o Azoth e a arvore filosófica de 1659 extraído da portada da obra Azoth ou moyen de faire l’or caché  des philosophes, Paris.

Esta representação mostra a dois filósofos, um mais velho e outro mais jovem, Sênior e Adolphus, conversando perante uma árvore coroada em cada um dos seus galhos pelos símbolos dos 5 planetas e sua relação com os vários elementos, assim como da Lua e do Sol. Coroando a parte mais alta desta árvore está o Mercúrio filosófico. À esquerda e em ordem descendente aparecem os astros Vênus, Marte e o Sol e na direita, igualmente de forma descendente, aparecem Saturno, Júpiter e a Lua.


Na figuras também aparecem dois triângulos isósceles um apontando para cima, em direção ao Céu, e o outro apontando abaixo, em direção à Terra.

Uma das interpretações que são dados a estes dois triângulos é que ambos representam aquilo que está acima e abaixo estão unidos e interligados, assim como um é o reflexo do outro. No triângulo que aponta para abaixo, a terra, contém nos seus vértices os três símbolos, no lado esquerdo, ao lado do Senior, o Enxofre; no lado direito, ao lado de Adolphus, o Sal e no vértice inferior o mercúrio filosofal. Estes são os três elementos principais na alquimia que são equivalentes a trindade Pai, Filho e Espírito Santo na tradição cristã.

Desta maneira o triângulo que aponta para a terra contém os princípios básicos do que existe na Terra, enquanto o triângulo que aponta para acima está rodeado pelos planetas que circundam o Céu. De acordo com estas teorias, esta gravura representa a reflexão, propostas e intercâmbios de impressões entre dois pensadores sobre a origem e mistérios da vida, atendendo os ideais do próprio Basilius Valentine.

Provavelmente o Azoth poderia representar o quarto elemento ou principio misterioso da vida que justificaria a origem do ser humano e da sua divindade.


Fonte: A Mandala alquímica - Adam McLean

Um comentário: