quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Os senhores do fogo

Alquimista, como o ferreiro, e antes deles o oleiro, é um "senhor do fogo", pois mediante o fogo é como se opera o passo de uma substância a outra. O primeiro oleiro que conseguiu graças às brasas endurecer grandemente as "formas" que tinha dado à argila talvez sentiu a embriaguez do demiurgo: acabava de descobrir um agente de transmutação. O que o calor "natural" o do sol ou o ventre da Terra fazia maturar lentamente, ou fazia o fogo em um tempo insuspeitado. O entusiasmo demiúrgico surgia do obscuro pressentimento de que o grande segredo consistia em aprender a fazer as coisas "mais às pressas" que a Natureza; quer dizer pois sempre devemos traduzir aos términos da experiência espiritual do homem arcaico, a intervir sem risco no processo da vida cósmica do ambiente. O fogo se declarava como um meio de fazer as coisas "mais rápido", mas também servia para fazer algo distinto do que existia na Natureza, e era, por conseguinte, a manifestação de uma força mágico-religiosa que podia modificar o mundo e, portanto, não pertencia a este. Esta é a razão pela qual já as culturas mais arcaicas imaginam ao especialista como sagrado - o xamã, o homem-médico, o mago como a um "senhor do fogo". A magia primitiva e o xamanismo implicam o "domínio do fogo", bem que o "homem-médico" pudesse tocar impunemente as brasas, bem que pudesse produzir em seu próprio corpo um "calor interior" que lhe fizesse "ardente", "abrasador", permitindo-lhe deste modo resistir um frio extremo.

Aqui não podemos a não ser tocar um problema tão complexo e que já estudamos em outro lugar. Advirtamos de todo modo que "produzir o fogo" no próprio corpo é um signo de que se transcendeu a condição humana. Segundo os mitos de alguns povos arcaicos, as Feiticeiras possuíam naturalmente o fogo em seus órgãos genitais e dele se beneficiavam para cozer seus mantimentos, embora o escondessem dos homens. Estes últimos conseguiram, porém, apoderar-se dele mediante um estratagema. Estes mitos refletem tanto as reminiscências de uma ideologia matriarcal como o fato de que o fogo produzido esfregando-se duas partes de madeira, ou seja de uma "união sexual", considerava-se "contido" naquelas duas partes que simbolizava à "fêmea". Graças a este simbolismo, a mulher é neste nível cultural "naturalmente" feiticeira. Mas os homens chegaram a "dominar" o fogo, e os feiticeiros acabam por ser mais e mais numerosos que as feiticeiras. Em Dobu, os nativos dizem que os bruxos e as feiticeiras voam de noite e que se podem seguir os rastros de seu vôo pelos rastros de fogo que deixam atrás deles.
Os primitivos representam, universalmente, o poder mágico religioso como "ardente" e o expressam por nomes cujo significado literal é "calor", "queimadura", "muito quente", etc. Por esta razão é, por outra parte, que os magos e os feiticeiros bebem água salgada, ou enfeitada com pimenta; ou comem plantas extremamente picantes, a fim de aumentar assim seu "calor" interior. Os xamãs e feiticeiros, "donos do fogo", tragam carvões acesos, tocam ferros avermelhados ou andam sobre o fogo. Por outro lado, manifestam uma extraordinária resistência ao frio: os xamãs das regiões árticas, assim como os ascetas do Himalaya, dão provas, graças a seu "calor mágico", de uma resistência que não pode conceber a imaginação. A verdadeira significação do "calor mágico" e do "domínio do fogo" não é difícil de adivinhar: estes poderes indicam o acesso a um certo estado enlevado ou, em outros níveis culturais (a Índia, por exemplo), a um estado não condicionado de perfeita liberdade espiritual. O "domínio do fogo" e a insensibilidade tanto ao frio extremo como à temperatura da brasa traduzem em termos sensíveis o fato de que o xamã ou o yogi superaram a condição humana e participam já da condição própria dos "espíritos".

Também os ferreiros, como os xamãs, são considerados como "senhores do fogo". Em alguns regimes culturais o ferreiro é considerado como igual, se não superior, ao xamã. "Ferreiros e xamãs vêm do mesmo ninho", diz um provérbio yakuta. "A mulher de um xamã é respeitável; a de um ferreiro é venerável", diz outros. E um terceiro afirma: "O primeiro ferreiro, o primeiro xamã e o primeiro oleiro eram irmãos de sangue. O ferreiro era o maior, e o xamã estava entre os dois. Isto explica porque o xamã não pode provocar a morte de um ferreiro." Segundo os dolganes, os xamãs não podem "apropriar-se" das almas dos ferreiros, pois estes as conservam no fogo; pelo contrário, é possível para o ferreiro apoderar-se da alma de um xamã e queimá-la no fogo. Segundo os mitos dos yakutas, o ferreiro recebe seu ofício da divindade "malvada", K'daai Maqsin, o ferreiro principal do inferno. Este habita uma casa de ferro rodeada por brilhos do mesmo metal. K'daai é um mestre ferreiro de grande renome: é o que repara os membros quebrados ou amputados dos heróis. Também lhe corresponde participar da iniciação dos xamãs famosos do outro mundo e tempera suas almas do mesmo modo que tempera o ferro.

Segundo outra tradição, o antepassado dos yakutos, Elliei, foi o primeiro ferreiro. Outro ferreiro mítico, Chy-ky, foi o monitor dos guerreiros: ele forjava suas armas ao mesmo tempo que lhes dava sábios conselhos. Os yakutos atribuem aos ferreiros o poder de curar por meios naturais e não com a ajuda dos espíritos, como fazem os xamãs. Na novena geração um ferreiro dispõe de meios sobrenaturais: já não teme aos espíritos, e por isso se atreve a forjar os objetos de ferro que adornam o traje do xamã (o ruído do ferro afasta aos espíritos).

Em todas as populações siberianas o ferreiro ocupa uma classe social bastante elevada; seu ofício não é considerado como comercial, mas sim, trata-se de uma vocação ou transmissão hereditária, que implica, portanto, segredos de iniciação. Os ferreiros se acham sob a proteção de espíritos especiais. Em Signan e outras regiões do Pamir, a arte do ferreiro se considera como um dom do "profeta David", o que faz com que o ferreiro seja mais respeitado que o moullah. Mas para isso deve ser puro tanto física como espiritualmente. A forja é venerada como lugar de culto. Onde não existe uma casa especial para as orações ou assembléias é a forja que serve à tais fins.
O "profeta David" substitui evidentemente a um Deus celeste ou a um Herói civilizador aborígine. Isto se aprecia claramente nas crenças buriáticas: em outro tempo contam os buriatas, quando os homens não conheciam o uso do fogo, abatiam às bestas com pedras, comiam sua carne rasgando-a com os dentes e, mal ou bem, vestiam-se com suas peles, etc. Então os Tagri brancos (os deuses bons) enviaram à Terra Boshintoj, o ferreiro celeste, com sua filha e seus nove filhos, para ensinar aos humanos os benefícios da metalurgia: seus primeiros alunos foram os antepassados das famílias de ferreiros. Ao dizer de outra lenda, os filhos de Boshintoj se casaram com moças terrestres, e assim se converteram em antepassados dos ferreiros: ninguém pode fazer-se ferreiro senão descender de uma dessas famílias. Os buriatos também conhecem "ferreiros negros"; quão mesmo dividem seus panteões em "deuses brancos" e "deuses negros", seus xamãs se dividem em "brancos" e "negros" (bons e maus, respectivamente). Os "ferreiros negros", que se acham sob a proteção dos espíritos malvados, são particularmente temidos da população, pois são capazes de "comer as almas dos homens. Durante suas cerimônias lambuzam o rosto com fuligem.

Os deuses e espíritos protetores dos ferreiros buriatas não só lhes ajudam em seus trabalhos, mas também lhes defendem contra os maus espíritos. Os ferreiros têm ritos especiais: sacrificam um cavalo abrindo-lhe o ventre e arrancando-lhe o coração, rito especificamente xamânico. A alma do cavalo vai reunir-se com o ferreiro celeste, Boshintoj. Nove jovens encarnam o papel dos nove filhos de Boshintoj, e um homem, que representa ao próprio ferreiro celeste, cai em êxtase e recita um longo monólogo no qual relata como, in illo tempore, enviou seus filhos à Terra para civilizar aos humanos. Logo toca o fogo com a língua; segundo o costume antigo, o personagem que representava Boshintoj tomava ferro em fusão em sua mão, como os xamãs siberianos ou norte-americanos o fazem ainda hoje em dia.
A solidariedade entre a arte do xamã e do ferreiro aparece igualmente nos argumentos de certas iniciações xamânicas. Em seus sonhos ou alucinações de iniciação os futuros xamãs assistem a seu esquartejamento pelos "demônios-mestres" da iniciação. Agora bem: estes argumentos tradicionais implicam gestos, ferramentas e símbolos que merecem à esfera do ferreiro. Um xamã yakuto viu durante a enfermidade de sua iniciação seus membros cortados e separados do corpo com um gancho de ferro pelos demônios; logo depois de toda sorte de operações, (limpeza dos ossos, raspagem da carne, etc.), os demônios reuniram seus ossos e uniram com ferro. Outro xamã viu como seu corpo era despedaçado pelo Pássaro-de-Presa-Mãe, que tinha o bico de ferro, garras farpadas e plumas de ferro. A outro embalavam em suas alucinações de iniciação em um berço de ferro. Finalmente, oferecemos este episódio, separado de um longo relato autobiográfico de um xamã avo-samoyedo. O futuro xamã viu-se penetrar durante sua enfermidade de iniciação no interior de uma montanha e viu um homem nu manipulando um fole. Sobre o fogo havia uma caldeira. O homem nu pegou ao futuro xamã com uma enorme tenaz, cortou-lhe o corpo em pedaços e os jogou na caldeira, onde cozeram durante três anos. Na caverna havia três bigornas, e o homem nu forjou a cabeça do xamã na terceira, que servia para forjar as cabeças dos melhores xamãs. Logo tirou seus ossos da caldeira, voltou a uni-los e os recobriu de carne. Segundo outro relato, um xamã tonguso, durante a iniciação, viu que lhe cortavam a cabeça e lhe forjavam com peças metálicas. Recordemos de passagem que o traje do xamã vai adornado de objetos de ferro, dos quais alguns imitam ossos, e tendem assim a lhe dar o aspecto de um esqueleto.

De tudo que acabamos de dizer parece deduzir-se que a presença de ferro no corpo do xamã joga até certo ponto o mesmo papel que os cristais ou outras pedras mágicas nos homens-médicos australianos, oceânicos e sul-americanos. Sabe-se que os cristais de rocha de que está "pleno" permitem ao xamã australiano ou oceânico "ver" os espíritos e as almas, voar pelos ares, etc., porque assim se assimila a sacralidade uraniana dos cristais caídos da abóbada celeste. Análoga solidariedade podemos entrever entre certos xamanismos siberianos e do ferro. Tal feito não deixa de ter conseqüências: como o ferro está reservado ao ferreiro, este aumenta de tal maneira seu prestígio mágico-religioso. Vimos que as origens comuns da sacralidade dos xamãs e dos ferreiros se prova por seu "domínio do fogo". Traduzido em termos teóricos, este "domínio" significa a obtenção de um estado superior à condição humana. E, o que é mais, o ferreiro cria as armas dos heróis. Não se trata somente de sua "fabricação" material, mas sim da "magia" de que estão investidas; é a arte misteriosa do ferreiro que as transforma em armas mágicas. Daí as relações, testemunhadas nas epopéias, que existem entre heróis e ferreiros. F. Altheim observa que nas canções épicas de quase todas as tribos mongóis, assim como entre os turcos, o vocábulo "ferreiro" (darkhan) significa igualmente "ferreiro" e "cavalheiro franco" (quer dizer, livre). O mesmo autor manifesta a importância militar do tambor e do traje xamânico, que constitui uma espécie de couraça de metal. Em ocasiões, os ferreiros são levados até a dignidade real. Segundo certos relatos, Gengis-Khan foi em princípio um simples ferreiro, e a lenda tribal dos mongóis relaciona o ofício de ferreiro com a casa soberana. Segundo a tradição iraniana, o ferreiro Kavi era o antecessor da dinastia Kavya; um dia "pôs seu avental de couro no extremo de uma zvaí, e assim erigiu o estandarte da luta contra o rei dragão. O singelo avental de pele se converteu na bandeira real do Irã.

Tenhamos em conta este conjunto de solidariedades: "donos do fogo", xamãs, ferreiros, reis míticos (fundadores de dinastias). Ainda teremos que voltar sobre certos aspectos das relações entre o "calor mágico", a iniciação heróica e o ferreiro. No momento examinaremos o estatuto religioso e social do ferreiro em outras zonas culturais.


 Extraído de 'Ferreiros e alquimistas' de Mircea Eliade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário