quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A rosa alquímica

Em alquimia, a rosa branca e a rosa vermelha são símbolos conhecidos da tintura lunar e da tintura solar, as quais são utilizadas para encontrar a pedra filosofal.

Segundo a visão do alquimista Robert Fludd, a imagem da rosa engloba ainda a Shenina, o reflexo da sabedoria divina sobre a terra, enquanto a ‘recolha do mel’ simboliza a herança comum do saber teosófico: a obra do arquiteto como obreiro de Deus na construção do Templo.

As sete pétalas da rosa representam, para alguns alquimistas, as sete etapas do processo de transformação alquímico.

As cores branca e vermelha das rosas representam a pequena obra e a grande obra da alquimia.

A pequena obra está relacionada à transformação pessoal onde o adepto se liberta das amarras internas que atrapalham sua percepção da realidade. Assim, a grande obra é quando o adepto, ciente de sua própria realidade, dedica sua vida a trilhar seu próprio caminho, cumprindo seu destino traçado, e se transformando em obreiro de Deus, à serviço de Deus, na grande obra universal. Conseqüentemente, a rosa azul está ligada à obra impossível.

Para outros alquimistas, a rosa branca e vermelha simbolizam a conquista do lado interno feminino e masculino, respectivamente. Já a rosa azul simbolizaria a união destes dois lados aperfeiçoados dentro de nós, o nascimento do andrógino, o ser total que consegue unir o masculino e feminino dentro de si à plenitude da sua totalidade.




2 comentários:

  1. Rosas de outras cores possuem relevância na Alquimia?

    ResponderExcluir
  2. Gracias!!!! me gusta tu publicación ! Simbolismo evolutivo de la Perfección a alcanzar


    ResponderExcluir